terça-feira, 30 de março de 2010

A Cárie

O que é a cárie?

 A cárie é uma doença infecciosa que causa  a deterioração do dente. Ela é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo. Acontece quando há a associação entre placa bacteriana cariogênica (espécie de película composta de bactérias vivas e de resíduos alimentares que se depositam sobre e entre os dentes), dieta inadequada e higiene bucal deficiente.
 Os adultos estão especialmente sujeitos a apresentar cárie quando sofrem de xerostomia (boca seca), uma doença causada pela falta de saliva.
 Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem uma cárie. Isto porque elas se desenvolvem embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-las. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem o interior do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa permanece intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, a superfície se desmorona, expondo a cavidade de cárie.
 Se não for tratada, poderá destruir toda a estrutura do dente e os delicados nervos na sua parte central (polpa dental), o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser tratado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente.


 Embora as cáries sejam mais comuns em crianças, adultos também estão sujeitos a elas. Os tipos de cáries incluem:
 Cárie coronária – o tipo mais comum que ocorre tanto em criança como em adultos, as cáries coronárias se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
 Cárie radicular - à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
 Cárie recorrente - a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas mal adaptadas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa bacteriana.

Meus dentes podem ser pouco resistentes à cárie?

  Todos os dentes são mais susceptíveis à cárie quando erupcionam, pois ainda não estão com a calcificação completa. Isso só será um problema se houver acúmulo da placa bacteriana cariogênica sobre os dentes, pois esta permitirá que a lesão se inicie. Indivíduos que apresentam dificuldades na limpeza dos dentes devem ser supervisionados durante a escovação. Portanto, independente dos dentes serem mais ou menos resistentes, o importante é que a limpeza dos dentes seja realizada de maneira adequada.

Como posso saber se tenho cárie?

 A identificação das lesões de cárie pode ser feita através da visão direta dos dentes e do emprego do fio dental. Antes de observar a superfície dentária, há necessidade de remoção da placa bacteriana que a recobre. Portanto, você deve fazer o auto-exame após escovar seus dentes e em local bastante iluminado. Essa doença se estabelece antes de as cavidades serem vistas nos dentes. Portanto, procure alguma alteração de cor como manchas brancas ou acastanhadas na parte superior dos dentes (sulcos e fissuras) e entre os dentes.
 Em um estágio mais avançado da doença, as manchas podem evoluir para cavidades e os sintomas já começam a aparecer: dor quando mastigamos alimentos doces ou quando bebemos algo quente ou gelado, causando desconforto e mau hálito. O fato de o fio dental ficar preso entre os dentes também pode ser um sinal de lesão de cárie.

Como posso combater ou prevenir essa doença?

 Controlando os fatores que podem ajudar no aparecimento das lesões de cárie. Dentre esses fatores deve-se evitar em maior quantidade a ingestão de alimentos açucarados e de amido (doces, balas,  caramelos, chocolates, chicletes, refrigerantes, medicamentos líquidos e xaroposos e a ingestão de farináceos e salgadinhos).  Por outro lado, existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização do dente.
 Deve-se limpar os dentes de maneira adequada, utilizando escova, fio dental e creme dental com flúor.
 O flúor é um importante auxiliar no combate à cárie pois previne a desmineralização (saída de minerais do dente) e favorece a remineralização (entrada de minerais) em pequenas lesões de cárie (lesões de manchas brancas ou acastanhadas opacas), antes que elas se tornem cavidades. A limpeza deve ser realizada sempre após as principais refeições e antes de dormir.
 É importante visitar seu dentista regularmente para que ele possa, através do exame clínico, controlar sua saúde bucal e orientar sobre qualquer dúvida que possa surgir com relação à mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário